Professor da UFRPE recebe prêmio por defesa dos direitos da criança e do adolescente

• por

Em solenidade realizada virtualmente na semana passada, a UFRPE conquistou mais um Prêmio Márcia Dangremon. Desta vez, na décima edição, o troféu foi concedido ao professor da UFRPE Humberto Miranda, na categoria Pessoa Física. O docente é coordenador da Escola de Conselhos de Pernambuco, vinculada ao Instituto Menino Miguel da UFRPE, o qual também conduz.

Realizada a cada dois anos, a solenidade de premiação homenageia pessoas, empresas e instituições públicas comprometidas com a defesa dos direitos da criança e do adolescente. A honraria é concedida pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA/PE), em homenagem à socióloga Márcia Hooper da Silva Dangremon, conhecida pela luta em defesa das mulheres, crianças e adolescentes e contra a exploração sexual e a violência doméstica.

O homenageado, professor Humberto, ressalta que a UFRPE se consolida como referência internacional no campo dos direitos da criança e do adolescente e o trabalho desenvolvido na Escola referenda esse reconhecimento. O Prêmio é a materialização do reconhecimento do Conselho Estadual ao nosso trabalho, que é feito por muitas pessoas”, salienta.

A Escola de Conselhos

O Núcleo de Formação Continuada dos Conselheiros dos Direitos da Criança e do Adolescente e dos Conselheiros Tutelares de Pernambuco – Escola de Conselhos – foi instaurado em novembro de 2008, numa parceria entre a Secretaria Nacional dos Direitos Humanos/Subsecretaria de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA) e do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Pernambuco (CEDCA-PE). Também conta com a importante parceria da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) que, por meio da Fundação Apolônio Salles, é responsável pela execução do projeto, além do desenvolvimento dos cursos e da divulgação das publicações.

Anteriormente um programa de extensão, a Escola de Conselhos de Pernambuco foi integrada ao recém-criado Instituto Menino Miguel, que une iniciativas relacionadas ao cuidado com a vida, da infância ao envelhecimento, aproximando a Universidade da promoção da justiça social e dos direitos humanos.